top of page

IV. O PAPA FRANCISCO TAMBÉM CHAMA AS OVELHINHAS PERDIDAS

A maravilhosa carta do Papa Francisco com a qual promove o Ano da MisericĂłrdia.

 

Extrato nĂșmero 19 da BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA

 

"Que a palavra do perdĂŁo possa chegar a todos e a chamada para experimentar a misericĂłrdia nĂŁo deixe ninguĂ©m indiferente. O meu convite Ă  conversĂŁo dirige-se, com insistĂȘncia ainda maior, Ă quelas pessoas que estĂŁo longe da graça de Deus pela sua conduta de vida. Penso de modo particular nos homens e mulheres que pertencem a um grupo criminoso, seja ele qual for. Para vosso bem, peço-vos que mudeis de vida. Peço-vo-lo em nome do Filho de Deus que, embora combatendo o pecado, nunca rejeitou qualquer pecador. NĂŁo caiais na terrĂ­vel cilada de pensar que a vida depende do dinheiro e que, Ă  vista dele, tudo o mais se torna desprovido de valor e dignidade. NĂŁo passa de uma ilusĂŁo. NĂŁo levamos o dinheiro connosco para o alĂ©m. O dinheiro nĂŁo nos dĂĄ a verdadeira felicidade. A violĂȘncia usada para acumular dinheiro que transuda sangue nĂŁo nos torna poderosos nem imortais. Para todos, mais cedo ou mais tarde, vem o juĂ­zo de Deus, do qual ninguĂ©m pode escapar.

 

O mesmo convite chegue tambĂ©m Ă s pessoas fautoras ou cĂșmplices de corrupção. Esta praga putrefacta da sociedade Ă© um pecado grave que brada aos cĂ©us, porque mina as prĂłprias bases da vida pessoal e social. A corrupção impede de olhar para o futuro com esperança, porque, com a sua prepotĂȘncia e avidez, destrĂłi os projectos dos fracos e esmaga os mais pobres. É um mal que se esconde nos gestos diĂĄrios para se estender depois aos escĂąndalos pĂșblicos. A corrupção Ă© uma contumĂĄcia no pecado, que pretende substituir Deus com a ilusĂŁo do dinheiro como forma de poder. É uma obra das trevas, alimentada pela suspeita e a intriga. Corruptio optimi pessima: dizia, com razĂŁo, SĂŁo GregĂłrio Magno, querendo indicar que ninguĂ©m pode sentir-se imune desta tentação. Para a erradicar da vida pessoal e social sĂŁo necessĂĄrias prudĂȘncia, vigilĂąncia, lealdade, transparĂȘncia, juntamente com a coragem da denĂșncia. Se nĂŁo se combate abertamente, mais cedo ou mais tarde torna-nos cĂșmplices e destrĂłi-nos a vida.

 

Este Ă© o momento favorĂĄvel para mudar de vida! Este Ă© o tempo de se deixar tocar o coração. Diante do mal cometido, mesmo crimes graves, Ă© o momento de ouvir o pranto das pessoas inocentes espoliadas dos bens, da dignidade, dos afectos, da prĂłpria vida. Permanecer no caminho do mal Ă© fonte apenas de ilusĂŁo e tristeza. A verdadeira vida Ă© outra coisa. Deus nĂŁo se cansa de estender a mĂŁo. EstĂĄ sempre disposto a ouvir, e eu tambĂ©m estou, tal como os meus irmĂŁos bispos e sacerdotes. Basta acolher o convite Ă  conversĂŁo e submeter-se Ă  justiça, enquanto a Igreja oferece a misericĂłrdia."

_________________________________________

 

Temos que Deixar as 99, como O Bom Pastor, para ir resgatar Ă  Ovelha Perdida. Diz meu pĂĄroco que nestes Tempos sĂŁo 99 que estĂŁo perdidas e uma a que fica ao lado do Senhor.

 

"O BOM PASTOR DEIXAS AS 99 OVELHAS E VAI À PROCURA DA OVELHA PERDIDA"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Últimos Chamados da Misericórdia de Deus antes que a escuridão paire sobre vós)

 

Ano do Senhor 2015

 

Y Maria Del GetsemanĂ­

 

 

bottom of page